A sua visita nos deixa muito feliz, pois sabemos que você admira os Lhasa's tanto quanto nós.
Muito obrigado pela sua visita, espero ter contribuído um pouco para a sua felicidade.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Manifesto Pró-Machos!



Você prefere macho ou fêmea?
Antes de responder essa pergunta, analise o porque da sua resposta. Você está se baseando em uma preferência pessoal ou em algo que você ouviu?
O que mais vemos na realidade, são mitos que ganham cada vez mais credibilidade sem que sejam analisados, pesquisados, esclarecidos. Antigamente, a grande maioria preferia machos, pois havia uma crença de que as fêmeas eram instáveis por conta das alterações hormonais que a deixavam ora deprimidas, ora agressivas, sem falar no cio que fazia sujeira pela casa e atraía os machos da vizinhança...
Hoje vemos que a preferência está exatamente inversa: A preferência pelas fêmeas é massacrante, e é a vez dos machos se cercarem de preconceitos baseados em mitos. São acusados de serem marcadores de território e agressivos por causa da disputa por liderança.
Na verdade, tanto machos quanto fêmeas têm seus prós e contras: as fêmeas tem seus períodos de cio, que geralmente é longo e cansativo para os donos, mas tendem a ser mais calmas e menos dominantes. Os machos marcam seu território sim, por instinto, principalmente quando saem na rua. Mas se forem os únicos a viver na casa ou se tiverem uma fêmea como companhia, esse hábito é muitíssimo reduzido já que não há com quem disputar o território.
Sobre a questão de carinho e companheirismo, digo que não há distinção, principalmente em se tratando de raças de companhia como o Lhasa. Não que as fêmeas não sejam companheiras!
Ainda existem outros motivos (não declarados) para que as pessoas prefiram as fêmeas: 

Porque as femeas são mais caras;
Porque quem tem uma femea, pode obter um lucro maior;
Se cruzar, vai ter a ninhada;
E o macho, bom no maximo fica com um filhote;
a femea é uma reprodutora.....

E infelizmente, por causa dos mitos e preconceitos, os criadores são obrigados a vender os machos por preços super reduzidos, e mesmo assim eles continuam sendo desprezados... de cada 10 pessoas que procuram filhotes, 9 querem fêmeas e 1 diz não ter preferência.
Mas eu vou apresentar a você, alguns motivos para que você tenha machos:

São nitidamente mais bonitos (veja outras espécies como o Leão, o Pavão...);
Não têm sangramento (cio) e nem dão trabalho com parto e amamentação;
Pelagem é mas fácil de cuidar pois as fêmeas são muito prejudicadas pelo sangramento e pelo parto e amamentação(geralmente as fêmeas precisam ser tosadas para terem filhotes e amamentarem, até por assepsia, pois os pelos podem enroscar nos filhotes durante a mamamentação, podendo até ocasionar o óbito, dentre outras desvantagens).
Não têm alterações hormonais bruscas como as fêmeas no cio.


Pra finalizar, tudo depende também da educação que a pessoa dará ao seu filhote, todos se bem educados, trarão muito mais satisfação do que decepção.
Livre-se dos preconceitos, deixe de dar crédito a boatos, e seja feliz com a raça e o sexo de sua escolha!!!
E faça a boa fama dos machinhos!!!!!!



.






Um comentário:

  1. Gostei muito, eu vou ganhar um filhote de lhasa apso e no começo eu queria uma fêmea (nem eu sabia pq) e assim q recebi a notícia q ganharia um machinho, fiquei um pouco decepcionada, mas aos poucos fui percebendo q nn importa o sexo e sim a educação q darei a ele
    Esse post me fez ficar mais anciosa ainda com a chegada dele ♡

    ResponderExcluir